Simples Coisas Sonoras

Organizando a documentação dos projetos.

Simples Coisas Sonoras é um conjunto de pequenos protótipos de controladores (ou instrumentos) musicais construídos com materiais simples do dia-a-dia como por exemplo: cabos de vassoura, pregadores de roupa, papel alumínio, latas de leite, garrafas de PET, pregos, fios, eletrônicos velhos etc.

Não se trata de um projeto de experimentos em circuit bending e sim uma experiência em interação voltada para música: qual seria a melhor forma de combinar elementos simples para construir uma nova forma de se produzir som? Como mesclar, fundir e juntar coisas do dia-a-dia de forma nunca antes imaginada e transformar isso numa interface musical? Como adaptar mecanica e eletronicamente esses componentes para que realizem o que foi planejado? Como utilizar pouca tecnologia para obter resultados musicais eletrônicos interessantes? Como adaptar/hackear/modificar o feito em prol de necessidades específicas? Estas são algumas reflexões que surgem neste projeto.

Para a prototipação dos instrumentos, o Arduino é utilizado como peça base. Devido a sua facilidade de implementação de controle de sensores e circuitos eletrônicos, a atenção fica então voltada para a combinação dos componentes, as formas de interação com os materiais utilizados e o mapeamento destes controles para a geração de sons e música

O projeto foi desenvolvido no Interactivos?’10 em BH com participação dos colaboradores: Daniel Monje, Guglielmo Bevilacqua, Lisa Kori, Julio Braga, Fabiano Fonseca, Jules Bay, Manuel Andrade, Ângelo Caixeta, Thatiane Mendes, Vanessa De Michelis e Thiago Hersan. Para mais detalhes sobre a implementação, visite a wiki do projeto: Simples Coisas Sonoras.

Um dos primeiros protótipos do SCS foi o “pregator”.

Trata-se de um teclado sintetizador que utiliza pregadores de roupa envoltos em papel alumínio como suas teclas. No momento em que a parte superior do pregador e a parte inferior perdem contato, o Arduino envia para a caixa de som um determinado valor de frequência para ser tocado. São cinco pregadores, cada um com uma nota específica. Madeira, alumínio, fios, enfim materiais simples combinados para fazer música.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s