Organizando a documentação dos projetos.
Simples Coisas Sonoras é um conjunto de pequenos protótipos de controladores (ou instrumentos) musicais construídos com materiais simples do dia-a-dia como por exemplo: cabos de vassoura, pregadores de roupa, papel alumínio, latas de leite, garrafas de PET, pregos, fios, eletrônicos velhos etc.
Não se trata de um projeto de experimentos em circuit bending e sim uma experiência em interação voltada para música: qual seria a melhor forma de combinar elementos simples para construir uma nova forma de se produzir som? Como mesclar, fundir e juntar coisas do dia-a-dia de forma nunca antes imaginada e transformar isso numa interface musical? Como adaptar mecanica e eletronicamente esses componentes para que realizem o que foi planejado? Como utilizar pouca tecnologia para obter resultados musicais eletrônicos interessantes? Como adaptar/hackear/modificar o feito em prol de necessidades específicas? Estas são algumas reflexões que surgem neste projeto.
Para a prototipação dos instrumentos, o Arduino é utilizado como peça base. Devido a sua facilidade de implementação de controle de sensores e circuitos eletrônicos, a atenção fica então voltada para a combinação dos componentes, as formas de interação com os materiais utilizados e o mapeamento destes controles para a geração de sons e música
O projeto foi desenvolvido no Interactivos?’10 em BH com participação dos colaboradores: Daniel Monje, Guglielmo Bevilacqua, Lisa Kori, Julio Braga, Fabiano Fonseca, Jules Bay, Manuel Andrade, Ângelo Caixeta, Thatiane Mendes, Vanessa De Michelis e Thiago Hersan. Para mais detalhes sobre a implementação, visite a wiki do projeto: Simples Coisas Sonoras.
Um dos primeiros protótipos do SCS foi o “pregator”.
Trata-se de um teclado sintetizador que utiliza pregadores de roupa envoltos em papel alumínio como suas teclas. No momento em que a parte superior do pregador e a parte inferior perdem contato, o Arduino envia para a caixa de som um determinado valor de frequência para ser tocado. São cinco pregadores, cada um com uma nota específica. Madeira, alumínio, fios, enfim materiais simples combinados para fazer música.